Magazine Risco Zero Nº12

/31 Nas agendas e calendários que se espalham pelo mundo, o dia 28 de Abril tem um significado especial. Falamos do Dia Mundial da SegurançaeSaúdenoTrabalho,vitalaqualquerentidadeeorganização profissional. Para assinalar este dia, Telmo dos Santos, responsável pelo Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente da Unitel SA., partilha uma história de sucesso: a de todos os colaboradores da Unitel. Telmo dos Santos defende que todos, do topo à base, têm uma missão comum. Conheça-a nesta entrevista. Como se apresenta Telmo dos Santos, o rosto de inúmeras conferências nacionais e internacionais em Saúde e Segurança no trabalho? Sou um filho de Caculo, nasci na Vila de Calulo, Município do Libolo, província do Kwanza Sul, casado e orgulhoso pai de 4 filhos (Clarice, Júlia, Alícia e Alexandre). Sou licenciado em Saúde e Segurança Ocupacional e Mestrado em Gestão Ambien- tal, Saúde e Segurança Ocupacional pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Uni- versidade de Sunderland, em Londres, Inglaterra. Fiz uma especialização em Higiene Industrial pela Faculdade de Higiene Industrial da Inglaterra e acreditação NEBOSH e IOSH, que se tratam de certificações internacionais do mais elevado nível em saúde e segurança ocupacional. Como surgiu o seu percurso profissional na área de Segurança e Saúde no Traba- lho? O tempo voa sem nos apercebermos. Parece que foi ontem, mas dei os meus primei- ros passos nesta área há 10 anos. Tudo começou na petrolífera BP, quando integrei a equipa de construção do emblemático Projecto Torres Atlântico. Depois assumi o car- go de responsável de segurança no trabalho do projecto Torres do Carmo, segurança no trabalho em operações Onshore e chefe de Operações e Segurança Rodoviária. ENTREVISTA A DR. TELMO DOS SANTOS Chefe do Departamento de SHST na Unitel MISSÃO: A SEGURANÇA NO TRABALHO COMEÇA EM CADA UM DE NÓS

RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1NDA=