Magazine Risco Zero Nº12
encontra-se ligadas por uma rede Multiserviços, que permite habilitar uma seria de serviços para o SIAC e parceiros presentes na rede, oferendo serviços e infraestrutura compartilhada. CONSIDERA QUE O INVESTIMENTO DO SIAC NESTA ÁREA TEM SIDO O SUFICIENTE PARA TORNA-LO UM MODELO DE E-GOVERNANCE NO QUE TOCA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? R: O investimento em termos de TIC nunca é suficiente, esta é uma área que esta em constante evolução, mudam processos, mudam tecnologia e caso queiramos nos relevantes é um investimento que tem de ser continuo, quando falamos em investimento temos de ter em conta que não nos referimos apenas ao investimento emTecnologia, mas também na formação dos profissionais que trabalham estas área. A NÍVEL GERAL, QUAL A SUA OPINIÃO RELATIVAMENTE À DESUMANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO FACE AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO? R: Penso que é uma evolução natural das coisas, desde o surgimento do homem que a evolução tem sido no sentido da adoção de processos mais rápidos e automatizados possíveis para a realização de tarefas, o desenvolvimento das tecnologias permite libertar as pessoas para que possam realizar outras tarefas, logo o que muda é apenas a natureza do trabalho, aquelas tarefas que eram feitas de formamanual passama ser automatizadas, libertando as pessoas para que possam realizar outras actividades. Por: E N G E N H E I R O É L S I O S E K U N A N G E L A R E P O RTA G E M
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1NDA=