Magazine Risco Zero Nº12

magazine risco zero A saúde e segurança dos colaboradores é uma das máxi- mas da Unitel, um compromisso amplamente reconheci- do. O que representa este pilar na estrutura da empresa? Confesso que hoje sinto-me bastante orgulhoso com tudo o que conseguimos alcançar, literalmente do nada. E ver o resultado e o fruto dos nossos esforços hoje, dentro e fora da Unitel, é algo que não tem preço para mim e para toda a mi- nha equipa. A cada novo ano trabalhamos para consolidar o sucesso alcançado no ano anterior e traçamos novas metas. Hoje o Departamento de Saúde, Segurança e Ambiente é ligeiramente maior. Já somos 8 (Joana Fonseca, Elisandra Carlos, Honório João, Ofniel Diogo, Joel Abrantes, Adão Ramos, Abílio Pinto e Telmo Dos Santos) e esperamos natu- ralmente crescer ainda mais para podermos dar resposta às questões de saúde, segurança e ambiente da Unitel. Quere- mos tornar a nossa empresa num pilar e bandeira nacional e internacional, focada numa cultura de segurança de ex- celência e na prevenção de acidentes de trabalho, doenças profissionais e uma atitude empresarial cada vez mais amiga do ambiente. Em Outubro do ano passado o Departamento que dirijo pas- sou a chamar-se Saúde, Segurança e Ambiente, incluindo o ‘tentáculo’ do Ambiente, que faltava para estarmos alinha- dos com as boas práticas internacionais. Daí o desafio este ano ser maior, tendo em conta as questões de sustentabilida- de e responsabilidade ambiental da Unitel. Com a reestruturação organizacional, este ano deixamos de fazer parte da Direcção de Recursos Humanos e passamos agora a reportar ao mais novo pelouro - Assuntos Corpora- tivos - liderado pela Dra. Eunice de Carvalho. Esta mudança traz, por si só, novos desafios e oportunidades para esta im- portante área do negócio. Que mensagem gostaria de deixar aos seus colegas no âmbito do dia que hoje se assinala? No dia dedicado à Saúde e Segurança no Trabalho, reitera- mos o nosso vivo compromisso, trabalho árduo e disciplina na consolidação da cultura organizacional de saúde, segu- rança e ambiente da Unitel, apelando a colaboração e enga- jamento de todos, do topo à base, em pensar, agir e trabalhar sempre de forma segura, de modo a prevenirmos as lesões no local de trabalho e privilegiarmos um ambiente cada vez mais seguro e saudável em todas as instalações da Unitel. Gostaria também de lembrar não apenas aos meus colegas, mas aos trabalhadores de todos os sectores a seguinte mis- são: nas empresas a segurança começa consigo e é respon- sabilidade de todos! Por isso, se algo não for seguro, páre para corrigir a situação! Melhor ainda, sempre que vir um colega a agir de forma insegura, tenha a preocupação e a co- ragem de interromper e corrigir o seu comportamento, para que no fim de cada dia de trabalho, possamos todos ir para casa e para o seio das nossas famílias em segurança! "Confesso que hoje sinto-me bastante orgulhoso com tudo o que conseguimos alcançar (...). E ver o resultado e o fruto dos nossos esforços hoje, dentro e fora da Unitel, é algo que não tem preço para mim e para toda a minha equipa. " Dr. Telmo dos Santos × Chefe do Departamento de SHST na Unitel × Técnico Superior e Mestre em Gestão Ambiental, Saúde e Segurança Ocupacional, pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Sunderland, Inglaterra, tem uma especialização em Higiene Industrial pela Faculdade de Higiene Industrial da Ingla- terra e tem as certificações internacionais da NEBOSH e IOSH × É Docente Universitário, rosto de várias conferências nacionais e internacionais e autor de vários artigos técnicos sobre segurança rodoviária, ambiente, saúde e segurança no trabalho. × Vogal da Direcção da AAMGA (Associação Angolana de Manu- tenção e Gestão de Activos) e membro da Comissão Instaladora da AASSO (Associação Angolana de Segurança e Saúde Ocupacional) e tem pouco mais de 10 anos de experiência no sector petrolífero

RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1NDA=